Imagem
Postado em 08/11/2019

Reciclagem: saiba a sua importância para o meio ambiente

Economia de energia e redução da poluição do solo, água e ar são alguns dos benefícios que a reciclagem oferece para o meio ambiente

Compartilhar
Reciclagem: saiba a sua importância para o meio ambiente

O lixo existe desde que o mundo é mundo. Afinal, o que os nômades consumiam já era descartado por eles. Porém, à medida que o homem se tornou um ser mais civilizado, a quantidade de lixo aumentou. Além disso, dos anos 70 para cá, a produção de embalagens e produtos descartáveis cresceu consideravelmente e, como consequência, o lixo também.

Conforme o aumento da produção de lixo foi aumentando, o impacto causado ao meio ambiente e à sociedade passou a ficar cada vez mais em pauta, uma vez que o lixo que antes era constituído somente de material orgânico, passou a ser eletrônico, radioativo, químico, etc. Consequentemente, ONGs, governos e ambientalistas passaram a cobrar uma nova forma de consumo e posturas responsáveis das empresas e de toda a população, realizando campanhas de implantação da coleta seletiva e reciclagem. 

Como forma de minimizar os impactos negativos no meio ambiente, a reciclagem é um dos principais recursos que podemos usar. Porém, antes de falarmos das suas vantagens, é válido explicarmos o que é a reciclagem e como reciclar.

O que é reciclagem:

Reciclagem é o processo onde há a transformação de um resíduo sólido que não seria aproveitado, com alterações em seus estados físico, biológico ou físico-químico, atribuindo características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto. Simplificando: reciclar é pegar um produto sem utilidade e transformá-lo novamente em matéria-prima para que se torne um algo igual ou sem relação com o anterior. 

Vale lembrar que a reciclagem faz parte dos três “erres”: reciclagem, reutilização e redução. Sendo a reutilização a utilização do item para outra função, a redução a diminuição do consumo de determinados produtos e a reciclagem o reprocessamento de um produto.

Como reciclar:

A coleta seletiva é uma grande aliada da reciclagem. É através dela que é possível separar os produtos recicláveis por tipo de material e fazer o descarte correto nas lixeiras apropriadas.

Vale lembrar que se no seu condomínio não houver coleta seletiva, existem postos de coleta independentes e, em alguns lugares, a prefeitura é a responsável pelo serviço.

Benefícios para o meio ambiente:

A reciclagem contribui para a economia de energia e matérias-primas, além de diminuir a poluição do solo, da água e do ar. Os materiais mais reciclados são: vidro, alumínio, papel e plástico. Inclusive, para as indústrias, esse processo é uma forma de reduzir os custos de produção. É uma solução viável economicamente e ambientalmente correta.

A produção de papel reciclado evita a utilização de processos químicos e, consequentemente, a poluição ambiental, uma vez que reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água.

A reciclagem de produtos feitos com plástico economiza até 90% de energia. Além disso, 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.

As cidades também saem em vantagem: o morador que adquire o hábito de separar o lixo dificilmente vai jogá-lo em vias públicas. Isso contribui para uma cidade limpa e evita transtornos durante enchentes, por exemplo, levando em consideração que um dos principais vilões do entupimento de bueiros são os lixos descartados indevidamente nas ruas.

Reciclar não é a única forma de diminuir a produção de lixo, mas cumpre um papel de tamanha importância. Quanto mais se recicla, mais se reaproveita e menor é a necessidade de extrair novos materiais da natureza. Além disso, movimenta a economia e gera novos empregos. É uma das medidas que ajudam a melhorar a qualidade de vida e também contribui para a conservação da natureza.

Logo Vanguarda Engenharia
Vanguarda Engenharia Online
Bem vindo ao nosso atendimento por Whatsapp.
Informe seus dados abaixo para iniciar a conversa: